quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

porque escreve o senhor?











«Só então lhe fiz a pergunta que tinha guardado: porque escreve o senhor? A resposta foi imediata: porque posso. E sorriu. Como eu ficasse calado ele continuou. Uma pessoa pode escrever pelas mais diversas razões: por amor, por ódio, para afastar o tédio, para transfigurar a dor em ternura, para seduzir, para ser famoso e rico, para guardar algo que se viveu, por não saber fazer mais nada. Voltou a sorrir com aquele sorriso difícil de interpretar. E continuou: sabe, só há pouco tempo sei de facto porque escrevo. Escrevo por que vou morrer. É tudo.» escreves.



[meu querido, quando sinto este vazio na alma é a ti que procuro, é a ti que leio. vagueando por aí, pelas palavras dos outros, chego sempre aqui, a ti, aos teus textos, à maneira como ordenas as palavras, constróis frases, vidas.]










4 comentários:

  1. "Escrevo por que vou morrer. É tudo."

    Agrada-me esta perspectiva... no fundo, tudo gira à volta da morte. É a morte que nos mantêm vivos...

    ResponderEliminar
  2. "é a morte que nos mantêm vivos..." ficou-me a pairar na cabeça.
    porque escreve Lorenzo?

    ResponderEliminar
  3. Porque vivo todos os dias e porque vou morrer... Talvez isso. A escrita é morte em vida e vida em morte. É uma questão de preencher os momentos de morte na vida, e assim, reviver a vida outra vez sem nunca deixar morrer as coisas; morte esta, que chegará definitivamente. Acho que para se escrever, é preciso deixar morrer o espírito, para que depois, por intermédio de todo esse processo, voltar ao sopro da vida. Mas isto sou eu a divagar, eu que nem sequer sou escritor. :)

    ResponderEliminar
  4. primeiro escrevia porque transbordava, depois escrevi para não esquecer, para reviver, em si Lorenzo, leio é «uma questão de preencher os momentos de morte na vida», o p diz «escrevo porque vou morrer», é tudo verdade, eu escrevo porque sim por enquanto, nada mais

    ResponderEliminar