sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

sou contra a aprovação dessa lei cujo nome nem gosto de escrever









quando, contrariando a vontade da mãe, a filha levou-a para os cuidados paliativos, previamente acordado com a médica, o jardineiro de pessoas comentou
num dia ou dois morrerá
e morreu
se sou a favor da eutanásia?
questionava-se ele
ela existe e sempre existiu de forma velada, de forma conveniente. encharcam os doentes de morfina e outros fármacos, tornam-nos inconscientes, entram em insuficiência respiratória e morrem em pouco tempo. sabes, enquanto posso, enquanto percebo um brilho no olhar, uma possibilidade de vida, penso assim 'ainda não chegou a tua hora' e mudo-lhes a medicação. é frequente no dia seguinte a enfermeira dizer-me 'doutor, o doente melhorou!...'. nem que seja mais um dia apenas...
















8 comentários:

  1. Tens todo o direito a ser contra a eutanásia, mas com a informação correta. Isso não é eutanásia. Eutanásia é o próprio doente decidir que quer morrer. Se a decisão for tomada pelo médico já não se aplica este termo.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma porta que se abre. e, na minha retrógrada e antiquada opinião, penso que o médico deve ajudar o doente a viver, o melhor possível.

      Eliminar
  2. Minha querida Ana, eu quererei ajuda para poder morrer com dignidade e gostaria que um médico ou outro profissional com habilitações para isso me ajudasse a fazê-lo. Sabes: 1º não é verdade que as drogas sejam capazes de tirar toda e qualquer dor; segundo, viver com dor, incapacidade, dependência permanente pode ser que seja vida para alguns de nós, mas para outros não o será, e cabe a cada um decidir isso. Acho que só sou capaz de expressar isto com esta simplicidade.
    Compreendo os teus receios, mas não os tenho.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo um abraço :)
      Claro que se a razão não estivesse desse lado, não teria sido aprovada por maioria. Eu é que tenho limitações na compreensão e aceitação do conceito.

      Eliminar
  3. eu, que sou de poucas certezas, especialmente com assuntos delicados, que cada um sente à sua maneira, deixo um artigo que TODOS deveriam ler. é importante saber o que pensam aqueles que já iniciaram este caminho há mais tempo.


    https://ionline.sapo.pt/686781?source=social&fbclid=IwAR0OV-_t0a0L-zOsHmdHJ2_zdJPZlec6lUDleFhpu8jVM8dCwu1_Q2lZ9-E

    ResponderEliminar
  4. Nem sei o que te diga, mas eu quero morrer com dignidade e se puder, decidir se o quero fazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos queremos morrer com dignidade...:)
      (eu tenho problemas com isto)
      Beijinhos, Maria

      Eliminar