quarta-feira, 27 de setembro de 2017

aparência








a mulher que se senta na mesa ao lado da minha conta-me da pobreza de uma vizinha, que, quando criança, ao domingo ia descalça até à igreja, e antes de entrar, a mãe calçava-lhe o único par de sapatos para que ela entrasse com dignidade na casa do senhor. enquanto a mulher desconhecida fala, eu lembro-me daqueles que se descalçam em sinal de respeito. também eu me descalcei para entrar na igreja da rainha santa, circundar a charola no convento de cristo, ou entrar em espaços de práticas e de oração.
é a intenção que dá significado à acção, sem dúvida, se nos abstivermos de julgar a aparência e aceitarmos quem nos chega, sem preconceito.








6 comentários:

  1. Entendo o significado de entrar descalça e despojada, mas a história de entrar com sapatos imaculados sacrificando-se o conforto do caminho até ao destino é comovente.
    Beijo Ana sublime :)))

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. a intenção é subvalorizada, flor.
      bonita, és tu :)

      Eliminar
  3. Ana, antes de dar aulas a crescidos, dei a crianças. No meu primeiro grupo de alunos, perto de um bairro pobre, duas meninas cabo verdianas descalçavam-se à entrada da sala de aula, era o seu primeiro ano de escola e creio que para elas aquele também era um espaço sagrado.
    ~CC~

    ResponderEliminar