sábado, 18 de março de 2017

mãe do meu pai











começou com um 'vê se falas com ele...diz-lhe isso...', para passado algum tempo se tornar num 'ele só te ouve a ti... só faz o que tu dizes... só te tem respeito a ti... tens que ser tu', e de repente comecei a sentir que me tornava mãe do meu pai. 

de todas as provações que a vida me trouxe, e foram algumas e pesadas, aquela foi a que mais me custou. o meu pai sempre foi o pilar, o abrigo, o aconchego, a alavanca, o motor, a direcção. de repente, tinha que ser eu. mais tarde vieram as limitações físicas e precisava de ajuda para se levantar, para andar, para comer. a minha mãe sempre foi uma guerreira, e, muito mais nova do que ele, tinha força, iniciativa, optimismo, mas não era suficiente, foi tarefa que teve que partilhar, comigo, com os meus filhos.

hoje, enquanto assisto também ao envelhecer da minha mãe, e também ao meu, naturalmente, sinto de modo diferente o que, naquela altura foi para mim uma angústia brutal, mesmo brutal - o fazer o papel de mãe do meu pai. comigo trago a gratidão de o ter podido ajudar, e, de todo o esforço que foi na altura, a memória que tenho mais presente desse tempo, é a da maciez e da temperatura morna, da sua mão apoiada na minha. ao aceitar ser cuidado, o meu pai permitiu-me mostrar-lhe o meu amor por ele, o reconhecimento e a gratidão. ao vedarmos aos outros a nossa necessidade de ajuda, de amparo, estamos por vezes a impedi-los de crescer, de manifestar amor, compaixão, estamos a fechar portas a quem nos rodeia, e a não permitirmos a partilha, o retorno.












8 comentários:

  1. espero que um dia façam o mesmo por mim, se for preciso...
    revela bem o teu carácter
    Bom fds

    ResponderEliminar
  2. Imagino que não deva ser fácil trocar os papéis. Penso muitas vezes nisso e temo não ser capaz de ser a mãe dos meus pais.

    Um beijinho, ana.

    ResponderEliminar
  3. diz o povo, 'filho és, pai serás...' :)

    bom domingo, conta corrente
    beijo :)

    ResponderEliminar
  4. ou dar por amor :)
    bom domingo, AvóGi :)

    ResponderEliminar
  5. o ideal é não ter que ser, mas sendo, considera um privilégio, um acto de amor, de parte a parte. porque saber receber também é amar, e mais difícil do que saber dar :)
    (parece-me que me embrulhei toda :))
    beijinho, deep, e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. o meu filho com mais vinte anos que eu dá-me muito trabalho... e despesas. já pensei que se ele tivesse cinco netas, podia tentar ser melhor avô do que filho...

    ResponderEliminar
  7. se te apresentas com essas intenções à eleita do teu coração, ela foge...

    ResponderEliminar