sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

a rainha de Portugal










ela diz que é a rainha de Portugal, e eu acredito. toma o pequeno-almoço na mesa ao lado da minha, e conta-me da sua vida.
- eu sou a rainha de Portugal! tive 16 filhos e quatro abortos. tenho dez filhos vivos e vi morrer seis. 
a mulher deve medir um metro e meio, se tanto, e toma o pequeno-almoço com uma vizinha, que também é para ela como uma filha, e que vai acenando que sim, com a cabeça, a tudo o que florência, de 82 anos, conta.
- conheço a inglaterra e fiz muitos amigos em espanha. todos gostam de mim. quando vou ao hospital, os médicos vêm ter comigo e pegam em mim ao colo - cuidado doutor, não me deixe cair - e é uma festa. também na segurança social, é - dona florência o que precisa de nós? deixe-se ficar sentada que nós tratamos de tudo - mas eu quero lá estar sentada, que eu tenho pernas para andar. sou uma rainha de Portugal.
eu não preciso de falar, reparo no cabelo pintado, as roupas surradas, que ela garante que muda de roupa todos os dias, e os dentes certos, mal ajeitados dentro da boca, sempre a rir.
- netos? sei lá quantos tenho...e bisnetos, são tantos...os meus genros não me chamam sogra, sou a mãe deles também. sou a rainha de Portugal. sabe, uma vez uma patroa levou-me para o porto, porque eu sou de trabalhar muito, e eu fui com um rapaz no ventre, aqui - e passava a mão pelo corpo - filho do meu homem. lá, ela queria casar-me com outro, mas o meu homem meteu-se no comboio, foi buscar-me, levou-me a almoçar ao palácio de cristal, e trouxe-me com ele. sou a rainha de Portugal.

- então tenha um bom dia - despedi-me.
- que tenha muita saúde e que a vida lhe corra bem - desejou-me a rainha de Portugal, e eu não duvido que seja.








13 comentários:

  1. quando encontro mulheres assim apetece-me roubá-las, levá-las para casa e ficar horas a olhar para ela antes de escrever uma peça de teatro.

    ResponderEliminar
  2. sim, Laura, são uma fonte de inspiração. as histórias que ela terá para contar... florência hortênsia, penso eu que era o nome dela :)

    ResponderEliminar
  3. Luísa, é rainha sim, por mérito, à maneira dela :)

    ResponderEliminar
  4. parece ser uma pessoa muito interessante

    ResponderEliminar
  5. tive pena de não ter mais tempo para ouvi-la, Gabi ...

    ResponderEliminar
  6. sou o conde de trovisco... já te disse?

    ResponderEliminar
  7. The Earl of Lightning...

    sim, tinhas-me dito, quando eu fiz a contagem das estrelas, e faltavam-me aquelas que tinhas levado para fazer relâmpagos.

    ResponderEliminar
  8. quando foi isso? já nã faço relâmpagos há tanto tempo...

    ResponderEliminar
  9. andava eu a apanhar conchas para me enfeitar. ciumento, enquanto eu corria atrás das ondas que reclamavam o que era do mar, tu roubaste-me, precisamente três das minhas estrelas mais preciosas e relampejaste nessa noite.

    ResponderEliminar
  10. dás demasiada atenção a esse mar, já te disse. o céu também é azul pra lá das nuvens que o seguram... e também já devias saber que comigo é um olho nas estrelas e outro no cigano!

    ResponderEliminar
  11. o céu não é nada azul. é tudo ilusão, tudo tudo tudo... andas a enganar-me cigano relâmpago...

    (bom dia, deus das tempestades :))

    ResponderEliminar