segunda-feira, 30 de outubro de 2017

aos dias







antes de arrancar, a mulher abre a janela do carro e apregoa, para que eu a ouça, do outro lado da rua - empadão de carne! - levanto o meu polegar em sinal de agradecimento, e envio-lhe um sorriso, como quem deseja um dia bom para além do azul que se espraia por todo lado.
ontem, a cena foi igual. quando nos cruzámos, ela sempre apressada e eu sempre com pressa, do carro em andamento, anuncia-me - bacalhau com broa!. já na semana passada, encontrámo-nos na frutaria, e confidenciou-me - hoje só tenho os meninos. hambúrgueres com ovo estrelado e batata frita.
vai-me dando motes para as refeições sempre que me encontra. adivinha, sem o saber, que ando cansada de pensar em cozinha, e, embora eu não siga as indicações que me dá, alegro-me com a sua alegria, de andar a servir aos dias, conciliando os seus dias com os dias deles.
na verdade, eu acho que são os anjos que ma põem no caminho para amaciar o chão que piso.










4 comentários:

  1. a minha boca parece neste momento, e por falar em empadão de carne, as cataratas do Kaieteur...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cá em casa chamava-se careca porque era pincelado com ovo batido, antes de ir ao forno, e depois ficava com uma crosta brilhante que era a melhor parte do empadão :)

      Eliminar
    2. a minha mãe também faz assim, mas ela antes do ovo faz uns riscos com o garfo, e adiciona azeitonas... lá vem outra queda de água... assim este teclado nã vai durar muito tempo...

      Eliminar
    3. que bom ideia! vou fazer igual, sem riscos, senão não fica careca...

      Eliminar