segunda-feira, 19 de junho de 2017

das fases da lua










a dona fernanda consulta o oráculo. perante o que vê, abre uma garrafa de maduro branco fresco, e bebe, gole a gole, lentamente. ainda tem a esperança de mudar as sortes que lhe saem a cada tirada de cartas e que sempre se confirmam numa descarada provocação dizendo 'duvida, vá duvida. perde o teu tempo...', para de seguida dar com os burros na água, de trombas na parede, apanhar baldes de água fria. dizem-lhe as sortes que ela teve azar na direcção que a sua atenção tomou. depois do terceiro copo, bate-me à porta fora de horas, para mim, claro, que não conheço mais ninguém para quem 21h30 já seja fora de horas. nas mãos, traz-me a minha vizinha, recortes, recortes de textos, de palavras, de imagens, de cores, de alimentos, de músicas. então, diz-me que vai fazer colagens e reconstruir o que lhe está destinado, e depois enfeitiçá-lo. fá-lo-á no quarto crescente da lua, diz ela, a altura em que tudo a que se propõe, cresce, frutifica, fecunda. eu, eu olho para o relógio, acerto o despertador, e ofereço-lhe um café sem açúcar, para que ela se vá embora, mas sem antes, com o olhar, procurar a lua para ver em que fase está.














2 comentários:

  1. Por um lado tenho pena de si (ai, há com cada vizinho), por outro inveja (aqui os vizinhos não batem à porta). Quanto às fases da lua, olhe que não sei...
    Abraço do sul
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não abro a porta a todos, CC, nem atendo os toques da campainha, mas tenho um carinho especial por esta de tão desencontrada que anda da vida.
      já sobre as fases da lua, o que ouço dizer é que tudo o que se quer que cresça, negócios, amores, projectos, estudos, tratamentos, deve ser feito com a lua a crescer. para empatar a vida aos outros, e até a nossa, com a lua a minguar ;) sabedoria popular, acho eu :)
      que o dia hoje seja mais fresco, CC.
      beijo

      Eliminar