quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

tenho tendência para gostar de insignificâncias


















Confesso que faço todos os dias o esforço de passar a minha memória em revista, e às vezes é mesmo um esforço muito esforçado, para me lembrar de um episódio que seja, que me tenha alegrado durante o dia, que tenha admirado, que me tenha comovido, que me tenha enternecido, por simples que seja, pode mesmo ser insignificante.
Uma das notícias que me deu prazer ler ontem, foi a de que o sistema Gada foi reconhecido como Património Cultural Imaterial pela UNESCO. É um sistema tradicional de governo da região de Oromia, na Etiópia, desenvolvido a partir do conhecimento adquirido pela experiência da comunidade ao longo das gerações, e que regulava as atividades políticas, económicas, sociais e religiosas e lidava com questões como resolução de conflitos, reparação e proteção dos direitos dos cidadãos, especialmente das mulheres.
A Etiópia é a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país tem, ao todo, cerca de 80 grupos étnicos diferentes, com o maior sendo o Oromo.
No período após a queda da monarquia, a Etiópia transformou-se num dos países mais pobres do globo e sofreu na década de 80 uma grave crise de fome resultando em milhões de mortes.

Lentamente o país começou a recuperar, e hoje a economia etíope é uma das que mais crescem em África.














4 comentários:

  1. Parece que podemos continuara a acreditar que nem tudo se perdeu, ana. :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. eu sofro de impossibilidade de acreditar nisso :)
    beijo, deep

    ResponderEliminar
  3. Talvez e apesar de tudo sempre haja esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assusta-me a desesperança que se vê em todo lado...
      Beijo, Maria

      Eliminar