quarta-feira, 3 de agosto de 2016

como todos os dias






















lembra-se naquele momento que de manhã recebeu uma mensagem 'como se fecha aqui a porta do vento?'. 
ela, sai para a rua, como todos os dias, e percorre a marginal, como todos os dias. não ver o mar logo de manhã é trazer os olhos vazados, de um vazio profundo que lhe arrefece a alma, sem que ela saiba o porquê. só mais tarde se lembra 'hoje ainda não vi o mar'.
o ar está frio e o vento sopra forte de norte. costuma ser assim o agosto naquela terra, e não devem tardar muito as marés vivas que enchem o ar daquele salpicar das ondas a rebentar. os veraneantes reclamam. vêm enganados das terras quentes e abafadas do interior, e quando chegam à praia nem a camisola conseguem tirar. no entanto, outros se vêm, aconteça o que acontecer, é para estar na areia e tomar banho de mar. e estão, e tomam. ela, ela passa e olha e sorri para dentro, porque ninguém percebe que ela possa ter motivos para sorrir só de poder ver o mar, sentir-lhe o cheiro e o vento a passar-lhe por entre os dedos da mão aberta, fora da janela do carro.
como todos os dias atravessa aquela avenida que vem do mar, aquela que tem as portas abertas e faz sempre aquela correnteza de vento forte e frio. aceita tudo, poeira, folhas, vestido num turbilhão, cabelo desalinhado. tudo, e atravessa em passo lento, como quem saboreia um segredo. e saboreia.















4 comentários:

  1. Oh meu Deus! Esta blogosfera de Agosto estão tão bonita, mas tão bonita...

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Já te disse, ana, que invejo essa proximidade do mar?

    Beijos de porta aberta, a deixar o vento entrar. :)

    ResponderEliminar
  3. em agosto tudo é bonito, basta visitar o teu canto :)

    ResponderEliminar
  4. Maria, o mar está mais por dentro do que por fora. também o tens aí, ingualzinho ao meu :)

    beijos, sim, de porta sempre aberta em agosto :)

    ResponderEliminar