segunda-feira, 18 de julho de 2016

dona fernanda













a dona fernanda, de quem aqui já tenho falado, passou cá por casa ontem, domingo. é ao domingo que ela cá vem, quando vem, fica-lhe a caminho da missa.
ela, que sofre de muitas impossibilidades, desta vez chegou comovida. 
- já foi há muitos dias - conta-me, mas não teve tempo de passar cá antes. e como sabe que eu sou boa a aceitar irrealidades, conta-me daquele que ela tanto quis e por quem esmoreceu o tanto querer e que agora tanto a quer. 
- veja só, vizinha, ele, homem instruído e cheio de práticas de igreja, chegou a minha casa num domingo bem cedinho, por volta das sete, com um saco de plástico na mão, dizendo que tinha ido a um terreiro destas crenças brasileiras falar com o espírito de um caboclo, por causa de assuntos do coração dele não conseguir entrar no meu, e estava ali para me pedir permissão para me amar. e eu sem saber como se faz isso. já viu?.
eu, que não, que nunca tinha visto tal coisa, só lhe disse que era bonito, muito bonito, e cá por dentro uma ténue inveja. 
- e o saco, d. fernanda? -  perguntei. 
- o saco... no saco trazia três peças de fruta, uma pêra, um pêssego e uma maçã. trazia também dois frascos, um com um líquido escuro e o outro esbranquiçado. então a fruta era para que a comêssemos juntos, se eu não me importasse. depois as cascas, divididas pelos dois, seriam deixadas num jardim. os frascos traziam um banho de limpeza e outro de protecção. veja só, de protecção...que carinhoso...
- e então? - insisti, com receio que ela deixasse a conversa por ali, já que a hora da missa...
- comi com ele a fruta, vizinha, deus me salve e guarde, mas foi com pureza no coração, fiz os banhos conforme ele me disse, mas as cascas, ai as cascas, com todo o respeito, deitei-as pela varanda abaixo para o jardim do condomínio...
- e o que sentiu, d. fernanda?
- pois, continuo com as impossibilidades no peito e na alma, a querer o que não é alcançável, mas o trabalho correu melhor - e ficou calada sem saber como arrumar o coração.
entretanto já tinha perdido a hora da missa, tomamos juntas um café e ela ficou com aquelas ponderações sobre assuntos que eu não entendo e comovida com o tanto querer que aquele homem tinha mostrado por ela.
eu, em tom de brincadeira, - tome dona fernanda, bolachinhas caseiras também são forma de acarinhar - mas cá no fundo fiquei sem saber como se dava permissão a alguém para nos amar, sem reciprocar.











2 comentários:

  1. no fundo a dona fernanda nã consegue esquecer-me, essa é que é essa :D
    as tuas palavras, hoje tinham mel...

    ResponderEliminar
  2. queres ver que é isso?...andas a entupir o coração da mulher de impedimentos amorosos...és mesmo cigano, Manuel :)

    ResponderEliminar