sábado, 16 de outubro de 2021

cringe

 




mas ouvem-me enquanto lhes recito um poema de eugénio ao pequeno-almoço

Não se aprende grande coisa com a idade.
Talvez a ser mais simples,
a escrever com menos adjectivos.

...

vou-lhes lendo, enquanto tomam o café e, aproveitando o espanto, esse espaço que pode dar entrada ao encantamento, continuo com agualusa.
e este...

Podes dizer ao mundo inteiro
que estas letras são tuas.
Assim como os desenhos que fiz,
os espaços que deixei.
Podes dizer a toda a gente que um dia
te amei e que foste tu quem me fez poeta.


continuo, sem que me interrompam, caneca a meio caminho dos lábios, olhos fixos em mim

Podes contar à galáxia e aos seus
sobreviventes que, meu eterno desconhecido,
um dia me fizeste rainha.

já viram, que lindo - meu eterno desconhecido, um dia me fizeste rainha. não acham lindo?
lindo? cringe! ... 
e acabamos, com tentativas de explicação do tal termo que eu nem sabia escrever e, eu, de repente invadida por uma alegria que me vinha da poesia falada, em voz alta, das palavras que se leem com o corpo todo





 




4 comentários:

  1. Que bom Ana, é tão bonito dizer poesia em voz alta. Também o fiz esta semana numa aula, justamente naquela em que quero que seja o tema anual do nosso projeto, ficam sempre surpreendidos, receosos...vamos ver:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A surpresa é boa, abre portas no coração.
      Abraço, CC :)

      Eliminar
  2. as palavras certas a voz certa no momento certo estremece o corpo certo

    ResponderEliminar