quarta-feira, 17 de junho de 2020

Porque escrevemos em blogs







poderíamos escrever desabafos nas linhas de um caderno e guardá-lo fechado naquela gaveta com cheiro a cera e cânfora, como fazíamos na nossa adolescência. poderíamos escrever num ficheiro e criar uma pasta numa pen qualquer denominada 'eu - desabafos', e guardá-la. 
mas não, escrevemos em blogs porque queremos ser lidos, queremos ser vistos, queremos atenuar esta forma de solidão que, de alguma forma, trazemos connosco, queremos que outra alma pouse na nossa alma, alguém que confirme que estamos vivos.

















19 comentários:

  1. Ana, no meu caso não se trata de desabafos. Estes, para mim, são de um terreno íntimo não partilhável em coisa pública e nunca me esqueço que os registos em blogues ou em algo da 'net' estão sempre no terreno público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. somos todos diferentes, Isabel, e é também essa diferença que torna interessante isto dos blogs.
      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Sim, Ana, penso que é tudo isso, embora eu seja apenas comentadora. É muito bom quando sentimos que alguém "toca a nossa alma" (seja lá isso o que for) mas por vezes também nos enganamos...
    Todavia, mesmo com duas ou três "estocadas" pelo meio, o balanço é positivo, sem dúvida:
    Cinco ou seis toques muito bons (daqueles que valem mais que ouro) e muitos, muitos toques bons, daqueles que muitas vezes nos (me) salvam o dia.

    Abracinho, Ana.
    🌻


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eu costumo dizer, Maria, que já tenho sido salva pela caixa de comentários aberta.
      Muito obrigada pela sua companhia.
      Abraço, à moda antiga :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada eu, Ana.
      Eu sei, tenho a certeza, que já fui salva muitas vezes por ter comentado em blogs de pessoas muito especiais que, mesmo sem o saberem, me deram imensa força. E por isso estou muito grata ao 'deus das coincidências' que me fez clicar no sítio certo :)
      Um ou dois casos menos felizes fazem parte do pacote: também era só o que faltava, acertar sempre no alvo 🎯
      Abraço retribuído :)
      🌻

      Eliminar
  3. Bom dia:- Essa a grande verdade embora exista que diga que não...Queremos ser lidos, comentados, mostrar que estamos vivos. Indesmentível, na minha opinião.
    .
    Deixando cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Ana.

    Há blogues para todos os gostos - mais importante, feitos ao gosto de cada um [autor/a].
    Independentemente do conteúdo é fundamental ter sempre presente que "ali" existe uma pessoa - saber respeitar quem "ali" escreve.
    Podemos discordar - dependendo do assunto - ter outro ponto de vista e debater ideias. É salutar.
    Mas, da mesma maneira que não chegamos junto de um desconhecido e começamos a "mandar bocas para o ar" a levantar falsos testemunhos, a inventar situações, também não devemos fazê-lo "aqui".
    A falta de bom senso não pode ser justificada por nos encontrarmos, não frente-a-frente, mas a comunicar através de ecrã/teclado. Não vale tudo!

    Quanto à questão, é simples. Eu gosto de registar momentos...gosto de fotografar a vida.
    [Vem mal ao mundo por isso!? Estou a prejudicar alguém!? - Obviamente não!]

    Beijinho, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [claro que não, Té!]
      o bom senso traz alguma harmonia aos dias, assim como à dinâmica dos blogs, de quem escreve, de quem lê e de quem comenta.
      Obrigada, Té.
      Outro beijinho :)

      Eliminar
  5. Os desabafos, os mais íntimos, ainda ficam em cadernos. O que escrevo no blogue é o que quero partilhar, para encontrar eco, para ter respostas, para estabelecer a comunhão e para, de certa forma, mitigar a solidão que veio agarrada à pele. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eu concordo tanto com isso :) "para estabelecer a comunhão e para, de certa forma, mitigar a solidão que veio agarrada à pele. :)"
      Obrigada, deep.
      Beijinho :)

      Eliminar
  6. Ana, qual é a fronteira entre o íntimo e o não íntimo? Eu não sei, acho que a Ana e eu dizemos coisas muito nossas, que traduzem o nosso sentir no mundo - rimos e choramos se for preciso e não nos importamos de mostrar isso, mas o modo como o fazemos é com o pudor que nos é próprio, é na nossa singularidade, não é por pura exibição ao outro ou para termos likes ou aumentar o número de comentários...olhe, já lhe disse que gosto muito de si? Tenho impressão que sim:) Posso repetir?
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. está a ver, CC? ainda bem que sabemos ver-nos, uma à outra, e sem dúvida, ser vista por si, só me acrescenta em humanidade.
      Muito obrigada. Também gosto muito de si, como sabe :)

      Eliminar
  7. Disseste muito, a meu ver, sobre a razão porque escrevemos em blogues. Pessoalmente tenho um certo medo de escrever mais sobre o que me vai verdadeiramente na alma. Nestas andanças das Internetes nunca sabemos quem nos lê e o que interpreta do que escrevemos e eu que não sou de escrever estrelinhas não gosto de me sentir nua.
    Beijinho Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é essa ideia que me põe algum travão, também.
      Obrigada, GM. Beijinho :)

      Eliminar
  8. Eu escrevo mesmo por isso, e pela comunidade, pela partilha de opiniões :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. E é por isso que eu gosto muito de si.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar