sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

espelho









passo a manhã do primeiro dia do ano com a mulher espelho que chora baba e ranho, enquanto eu rio
e a ana ri-se
diz a mulher enquanto se assoa
desculpe, mas dá-me vontade de rir...
e rio
...
vou levá-la ao mar
e levo
caminhamos na areia molhada enquanto conversamos a vida dela tão parecida com a minha e eu falo-lhe coisas que precisava que me dissessem a mim
trata-se de nós mesmas, de não nos perdermos de nós
digo-lhe eu, que, tal qual um iôiô, me afasto do que sou e me perco naquilo que é suposto todos serem e sentirem
...
está no nosso adn, sabe... esta fuga da nossa natureza, da nossa grandiosidade
murmuro palavras que ouço saírem de mim
mas um dia dá-nos assim um clique... e tudo faz sentido...
...
e eu à espera do clique
...
a outra, que já não chora nem funga, agarra a ponta do fio e desenrola conversa sobre ela, quando eu
agora vamos ao mar pedir que Iemanja nos ajude
e a outra vai, e faz o que me vê fazer, e demora-se muito mais do que eu, e volta
mais leve, calças arregaçadas e o rosto cheio de azul do todo, e eu mais leve, também, lembrando que me esqueço de me fazer prioridade, esse lugar comum, essa conversa de treta, tão treta, tão certa






6 comentários:

  1. Bom ano, querida Ana...
    Agora não consigo fazer de mim a prioridade, há alturas assim.
    Um abraço apertadinho e um dia quero ir ao mar fazer esse ritual consigo.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Ano, CC. O mar ficaria diferente se viesse comigo :)
      Abraço apertado

      Eliminar
  2. Um feliz ano 2020 Ana.
    Tenho feito questão de fazer de mim prioridade nos últimos tempos mas não me sinto tão bem com isso quanto gostaria....
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Ano para ti, GM.
      Isso de não nos sentirmos bem, quer-me parecer que é também uma questão civilizacional.
      Beijinhos :)

      Eliminar