domingo, 1 de julho de 2018

convite










perguntam-me como foi a sardinhada
foi tudo feito com muito boa vontade, tenho a certeza
mas as sardinhas eram boas?
congeladas...

decidindo à última da hora aceitar o convite, apareço para a sardinhada de são pedro com uma garrafa de lambrusco fresquinha [sei que gostam] que andei a passear na mão, enquanto esperava que me abrissem alguma porta de uma rua que eu desconhecia.

dona isaura quando está por casa, alivia-se dos dentes que não nasceram consigo, e que são quase todos. queixa-se a filha de que assim que passa a porta, os pousa no móvel da entrada. eu não os vi lá.
mas é dona isaura que trata das sardinhas. filha de homem do mar e mulher de homem do mar, ninguém lhes sabe dar as voltas nas brasas como ela.

acontece que dona isaura gostou do lambrusco. encheu um copo de refresco com ele, e tomou-o quase de um trago, que o calor da brasa faz sede. depois, foi um tal falar, enquanto depenicava com os dedos os lombos das sardinhas, que na travessa, esperavam para vir para os pratos. 

do monólogo, sobre os seus 75 anos de vida, lembro os pedaços de peixe nos cantos da boca, a voz rouca que saía ladeada por dois dentes no maxilar de cima e outros dois do lado oposto, no maxilar de baixo, e uma vida de trabalho e luta.

não recusarei o próximo convite.











4 comentários:

  1. Pessoas simples e generosas que recebem com simplicidade... é o que se quer!
    O teu relato lembra-me que este ano ainda não comi sardinhas! Fico com água na boca.

    Boa semana, ana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com ou sem dentes :)
      Já comi sardinhas boas é menos boas, mas todas me souberam bem.
      Uma semana boa para ti também, deep.

      Eliminar