sábado, 3 de fevereiro de 2018

o homem








e se a vida for muito mais do que este corpo que tem estes dedos nas pontas dos braços e que escreve estas palavras.
e se nós começarmos muito antes de nascermos. e se o que as nossas mães sentem, vivem, enquanto nos trazem no ventre, ficar gravado na memória das nossas células. e se essas memórias condicionarem a nossa vida. 

aquele homem , sentado no chão, naquela roda com mais quatro pessoas tão diferentes, reconhece que tomou consciência de que a energia que a mãe lhe transmitiu, se instalou nele, na sua falta de confiança nos outros, na sua sensação de abandono, na sua sexualidade indefinida, mal resolvida, na sua constante fuga de si mesmo, na sua fragilidade disfarçada. ele conta que ,naquela forma que a mãe sabia de ser esposa, ela consentia em sexo sem vontade, suportava com resignação dias infelizes, subvalorizava o seu corpo, negligenciava o que sentia. o comum em quase todas mulheres.

[deviam ter-nos contado antes de engravidarmos] pensam as mulheres silenciosas
ali, põe-se uma questão no feminino 
- então e a energia que transmiti aos meus filhos...
e cruza-se nos seus olhares a memória das gravidezes, a falta de amor, de carinho, o corpo usado, negociado, o sarcasmo, a fragilidade recusada.
e então reconhecem nos filhos, o homem que ali fala de um cordão umbilical que ainda o condiciona
- como faço para curar o meu filho?
- cura-te a ti. tudo vem de dentro. muda e tudo mudará à tua volta. muda e eles mudarão.
- trabalhar em mim a cura dos meus filhos
e as mulheres calam [e agora?] os seus olhares perdidos








2 comentários:

  1. Acredito muito nisto aqui... :) por isso dizem que fiquei muito serena na minha gravidez... E eu cá acho que transmiti e transmito muita coisa boa... os medos ficam cá todos para mim, à espera de serem enxotados. Deixai-me ao menos acreditar nisso, que também ando a tentar fazer um 'bom trabalho'... :)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o que chamam de sabedoria ancestral. aquela que transmitimos aos nossos filhos. não é preciso que a deixem acreditar. tenha a certeza que sim, porque é verdade :)
      beijinho, Vanessa*

      Eliminar