terça-feira, 29 de agosto de 2017

madeixas














- quer deixar ficar natural, pois é?
- sim, estou cansada de madeixas, de pensar que tenho que pintar, estou cansada.
a mulher fala com a cabeleireira que se prepara para lhe cortar o cabelo
- curto?
- sim, não quero nada que me tape os olhos, que me faça confusão na cara.
deita a cabeça para trás e fecha os olhos.
- está a cair-lhe muito cabelo.
- eu sei. não percebo porquê...
- ah... não anda a trabalhar demais, nem nada...descansa?
- pois. talvez seja isso.
era capaz de adormecer, se ela se calasse enquanto lhe lavava a cabeça, mas em vez disso, conversa com a outra que tenta arrancar-lhe a confirmação de que trabalha demais, em vão.
- não se preocupe. se depois eu não gostar, passo por cá e tornamos a fazer madeixas.
é uma boa forma de acalmar os olhares críticos.
a mulher está cansada de ter que ser tudo, ser mulher, ser homem, ser mãe, ser filha, ser amante, ser amiga, ser suporte, ser sustento, ser alegria, ser amparo. agora quer estar em paz consigo mesma. ser ela. ninguém a espera, ninguém lhe exige juventude, ninguém lhe conta as marcas do tempo. ele também partiu. ninguém. finalmente. só quer ser o que é, da idade que tem, e viver devagar. muito devagarinho e mansamente, sem batalhas.











12 comentários:

  1. Sem madeixas, sem me chatear com a raiz, já estou na senda do natural vai para cinco meses. Por enquanto, a minha decisão de deixar de pintar ainda está válida. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até fui ver quando foi a última vez. também há cinco meses, precisamente :)

      Eliminar
  2. Eu também estive esse tempo, já não sabia se por necessidade, se por opção. Depois pintei com umas tintas naturais que são óptimas e se fazem sem dificuldade em casa. Acho que isso me fez bem porque cortou com o estigma da doença que vinha associado a sem cabelo, cabelos brancos, etc

    Fica para um pouco mais tarde...mas acompanho-vos, curiosa por saber...

    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. às vezes penso que estou cansada de ser mulher, CC. mas não é isso. estou cansada do que querem que as mulheres sejam, estou cansada de não ser a mulher que sou.
      beijo

      Eliminar
  3. não me parece justo que se exija tanto de nós, ana bonita... ser é o suficiente.

    deixo um beijo nos teus cabelos, ana bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exigem porque damos, menina bonita.
      deixo um beijo no mar dos teus olhos

      Eliminar