sexta-feira, 7 de abril de 2017

o almoço e o lol









enquanto almoçamos, um dos rapazes diz que se devia agradecer a refeição, como uma prece, um ritual. eu concordo, apesar de me esquecer tantas vezes de o fazer, e digo-lhe que essa prece pode ser interior, que termos consciência disso, já é estar grato. o outro rapaz ri-se, lol, diz ele, agradecer porquê? eu sei que esta reacção dele é uma máscara, que ele fica atento enquanto tenho estas conversas com o irmão. explico-lhe que temos que estar gratos pela comida que temos na mesa, que há muita gente faminta por todo o mundo, digo-lhe que um animal morreu para que ele possa estar a comer filetes de pescada e que galinhas viveram miseravelmente para que tenhamos ovos cozidos na salada russa. ele, o do lol, tem no prato a cabeça da pescada e come já com custo, já satisfeito. o irmão pergunta-lhe porquê, porque não deixa ficar no prato. 'então? e o animal que morreu, posso ao menos honrá-lo não deixando ir para o lixo', responde-lhe.

ainda não lhes falei na mãe terra, desrespeitada para que os humanos extraiam dela alimentos em massa, mas creio que é este o legado que lhes podemos deixar, o respeito.









7 comentários:

  1. Ainda que por vezes me sinta triste por não estar em Portugal, sou muito grata pela oportunidade que tive. Passei momentos de grande dificuldade em Lisboa, e como não queria regressar à cidade pequena, aguentei o quanto pude. Regressei apenas quando soube que um mês mais tarde estaria a voar para Inglaterra. À maluca, sem conhecer nada, nem ninguém.

    És uma mulher bonita, mais que isso, uma mãe bonita. :)

    ResponderEliminar
  2. a gratidão é uma prece, menina estrelada :)
    (obrigada )
    beijo

    ResponderEliminar
  3. E no outro dia, quando fui ver as flores amarelas, entrei no campo com as lágrimas nos olhos. E agradeci, também. É de longe a coisa mais bonita que eu já vi. Sou uma tolinha. :)

    Gosto de ti, sabes? :)

    Beijo-te, minha flor do mar. :)

    ResponderEliminar
  4. um dia destes, a auto estrada estava ladeada por flores amarelas e roxas, e no separador havia amarelas, por todo o lado. de repente, eu estava dentro de um quadro, e parecia que só por isso, já valia a pena ter vivido. sou uma tolinha... :)

    gosto muito de ti, menina da lua :)

    ResponderEliminar
  5. Pssst...
    Posso interromper a vossa bonita conversa só para dizer que gosto muito das duas? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I'm missing you, Smiling Miss...
      (também gosto muito de ti, tu sabes:))

      Eliminar
    2. Miss, traga o chá quentinho, soubesse eu cozinhar levava umas bolachas. Assim tenho que pedir à nossa ana. Que dizes, ana? :) Vamos para o campo, pode ser? Escrever umas quantas histórias na terra e acrescentar uma ou duas estrelas no céu. Hoje tenho o sono virado do avesso. :)

      Sabe que eu também gosto muito de si, Miss. :)

      Eliminar