quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

senhor antónio e a partilha








se me enerva o senhor antónio peixeiro, é porque atira beijos com os lábios em bico, e isso irrita-me, não me apetecia ser beijada assim pelo senhor antónio. mas quando ele fala na partilha, aí eu páro para ouvi-lo.
é que o senhor antónio é dono de várias peixarias, e está lá para nos servir bem, diz ele, e aconselhar, e aconselha, digo eu. é que o senhor antónio preocupa-se que o peixe que vende, me dê muita partilha, e ele sabe que eu sou uma desgovernada, mas na verdade é que tenho sempre pressa, e isso da partilha, seja no peixe, seja no que for, exige tempo.
- leve a pescada partida assim, vai ver que dá mais partilha. a senhora tem homens para alimentar, e homens comem muito.
hoje dei ouvidos ao senhor antónio, e lá trouxe a pescada preparada por ele, que até à cabeça tirou as espinhas, os dentes e os olhos.
- vai fazer assim: no fundo de um tacho deita azeite, põe aí uns dentes de alho a alourar e quando estiverem cozidos, desfaz um garfo de farinha de trigo. vai ver que aquele azeite forma assim uma espécie de papa, depois acrescenta um pouco de água quente sempre a mexer, e deita sal, malagueta e salsa fresca. quando lhe começar a vir assim aquele aroma da salsa, coloca as batatas em rodelas grossas e o peixe, partido à posta, ou em filetes, como quiser. vai fazer um molho bom, e os seus rapazes vão comer com o pão a fazer sopinhas no molho. vai ver que lhe dá muita partilha.

eu ficava ali o tempo todo a ouvir aquela palavra, partilha, e a sorrir.

(não se tapa o tacho)













13 comentários:

  1. Parece-me bem :) e dar muita partilha é bom eheheh

    ResponderEliminar
  2. Na vida, como na gastronomia, a base de tudo é a partilha. E a partilha remete-nos sempre para a hospitalidade. A minha avó fazia sempre comida em grandes quantidades. Justificava-se dizendo que podia aparecer sempre mais alguém à última da hora. E isso, chegou a acontecer várias vezes. Quem chegava, sentia-se esperado, desejado, convidado. Por isso, o senhor António é uma jóia. Só não lhe perdoo o facto de tirar os olhos aos peixes, para mim, uma das melhores coisas do peixe :)

    ResponderEliminar
  3. (que horror, Miss, os olhos...pareces o Manel a comer os olhos dos peixes...credo)
    aqui em casa, há sempre comida em cima da mesa, para os de dentro e para os de fora :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olha, agora ainda fiquei a gostar mais do Manel...

    Um beijinho, Miss Partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Experimenta, deep, e depois conta :)

    ResponderEliminar
  6. Partilha até da receita, quando a vida me der tempo até uma desabençoada da cozinha à vai experimentar. Já dos olhos... Partilho da teoria de não os comer... Que impressão.
    Será que nos peixes a alma também está nos olhos?...
    Bom dia, ana

    ResponderEliminar
  7. se engoles uma alma de peixe, Olvido, já viste o que te pode acontecer?

    ResponderEliminar
  8. ...pois, foi isso mesmo que fiquei a pensar, ana...

    ResponderEliminar