sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

almoço










o olhar do rapaz brilha. aliás, todo o seu rosto brilha de tal forma que me custa encará-lo, por pudor, como se ele trouxesse a alma a nu e nela pudesse ver tudo o que ele não fala. a satisfação, a paixão, o privilégio de correr atrás do seu sonho, a gratidão.
canto-lhe 'com um brilhozinho nos olhos' do sérgio godinho, ele cora e com o sorriso que traz colado na boca, diz-me 'pá, que dizes?...cala-te...' e eu na minha maneira bacoca de dizer não dizendo, ponho o sérgio a cantar no telemóvel. ele levanta-se, serve-me um café e vai arrumar a cozinha. 'tens a certeza de que não precisas que te ajude mais? tens mesmo a certeza?', pergunta-me, enquanto eu mando-o embora, grata.

[tantas críticas ouvi, tantos dedos apontados, vi, pela maneira como eduquei os meus filhos. aves de rapina (perdoem-me as aves, é só uma expressão), sempre à espera que eu falhasse, que eles falhassem, para poderem dizer 'eu bem disse'. ainda não puderam, e se algum dia tiverem razões para isso, tenho algum vocabulário guardado para situações de emergência.]









6 comentários:

  1. :)

    tu és uma pessoa linda logo só podes ser uma mãe ainda mais linda :)

    (a forma como os filhos tratam e se preocupam com os pais é a melhor prova que eles, os pais, fizeram um excelente trabalho)

    dava-te dois beijos se estivesses aqui!

    ResponderEliminar
  2. nem sempre vizinha, nem sempre...

    já poli as bochechas e estou a chegar. prepara os beijos :)

    ResponderEliminar
  3. dei comigo a sorrir ao ler este teu texto, ana. pensei na Letícia e em mim, e perguntei-me se seria uma boa mãe. quero acreditar que sim. ainda que ela não nasça de mim. mãe é amor. e isso sei que tenho. :)

    deixo-te um beijo no coração, ana bonita. :)

    ResponderEliminar
  4. mãe é quem cria, menina bonita.

    deixo-te um abraço de boa noite :)

    ResponderEliminar