sexta-feira, 14 de outubro de 2016

do dia













de manhã, o funcionário da empresa estava mal-disposto. se era do frio, se era constipação, se era sono? a tudo disse que não. só pode ser rabo de saia, comentaram as mulheres, só pode. lá por casa era assim, quando homem estava macambúzio, era rabo de saia. ressacas curavam-se e até era motivo para galhofa, trabalho ultrapassava-se, doença, graças a deus, tratavam-se, falta de dinheiro ultrapassava-se, noites em branco recuperavam-se, agora problemas com rabos de saia não davam para disfarçar.

no café, silvia tem servido os clientes com uma euforia fora do habitual. tinha ela também passado vários dias com uma nuvem cinzenta em cima da cabeça, disparando relâmpagos por todo o lado. agora, fala alto, empina o nariz, o olhar irrequieto, e nem ela mesma pára a não ser para falar dos lugares onde tem ido com o namorado. reconciliaram-se. contra tudo e contra todos. eu, vendo mais do que devia, percebo que ela tem medo, que não sabe o chão que pisa, e atropela as palavras com as mãos na cintura e a cabeça bem levantada, para que todos percebam que fez as pazes com o homem dela, como ela mesma assegura, o homem dela.

chego a casa e reforço a ideia de que tudo gira à volta dos relacionamentos. aí é que encontramos as grandes lições. fico mais alegre quando sei de ti, alegre também.












8 comentários:

  1. É rotina ouvirmos a expressão "A minha mulher..."

    A expressão "o meu homem" não é tão rotineira e tem um sentimento de posse forte. Gosto disso. Uma mulher que diz "o meu homem".

    ResponderEliminar
  2. Os relacionamentos são importantes, sobretudo em certa fase da vida, mas nem tudo gira à volta de relacionamentos (para mim cada vez gira menos); gosto de tanta coisa que aquilo a que chamo amor ultrapassou em muito uma mera relação pessoal. E é também sabedoria, esse brinde que vem com a idade e com as lições da vida, os desaires, os desgostos.

    Tem uma boa noite,ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo relacionamentos, Teresa, falo em todo o tipo de relacionamentos, não só os amorosos :)
      Obrigada Teresa, fica em paz.

      Eliminar
  3. É mesmo com o sentido de posse, Conta corrente. Também acho engraçado:)

    ResponderEliminar
  4. Os relacionamentos envolvem o nosso dia, seja com pessoas, com coisas, tarefas, etc, a forma como nos relacionamos com tudo faz de nós, nós :)

    ResponderEliminar
  5. eu até arrisco a dizer que essa interacção pode fazer de nós, maiores :)
    bom dia, Maria!

    ResponderEliminar