quarta-feira, 13 de abril de 2016

quase hora de jantar





















enquanto regresso a casa reparo nas flores vermelhas, quase invisíveis, das árvores que ladeiam a marginal. o dia está cinzento, e, o mar, encarpelado, tem aqueles tons todos de verde que eu gosto. lembrei-me de um tempo em que um susto me fez recear que a minha vida fosse mais curta do que o que eu previa. nesse tempo, as árvores ficaram mais verdes, as flores mais vermelhas, o vento, uma caricia, o sol, uma declaração de amor. entretinha-me a saborear a minha taça de cereais do pequeno-almoço, com os olhos fechados, adivinhando o que lá estava pela textura, pela densidade, pela temperatura, pelo aroma, pelo sabor. cada pequena rotina, que hoje me aborrece, era uma prazer. cozinhar a refeição, fazer a cama dos meus filhos, cheirar a roupa deles, ver a minha mãe rir, eram verdadeiros prazeres. ainda o é, ver a minha mãe rir. era como se eu quisesse prender dentro de mim todos os bocadinhos de vida.

hoje, a esta hora, quase hora do jantar, fecho as janelas que tenho abertas no computador, com trabalho que ficou por fazer, que não tive tempo para tudo. foram para o lixo uma reunião da onu e sondagens sobre a tendência dos jovens árabes aderirem ao estado islâmico. na cozinha, arrumo bacias e acondiciono congeladores. pela casa ainda ardem velas e sente-se o aroma do incenso. ainda me resta trabalho doméstico para fazer até à hora de me ir deitar.
a minha mãe ainda ri, os meus filhos têm saúde, e eu, também me parece que tenho. 
no entanto, acabo o dia com a sensação de que me foi custoso, em vez de sentir o prazer de estar viva. só por isso. 

e foi a Teresa que me fez lembrar de tudo isto. obrigada, Teresa.














4 comentários:

  1. Verdadeiramente só se consegue dar o devido valor às rotinas quando de repente fica-se sem elas. Sente-se falta até do mais simples

    Beijo e bons sonhos :)

    ResponderEliminar
  2. é verdade vizinha, seria bom não nos esquecermos disso :)

    dorme bem!!!!!!
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Há momentos, ana, em que sabermos por perto e saudáveis aqueles que amamos nos basta para nos sentirmos, se não felizes, pelo menos apaziaguados (e se isto não será também felicidade?).

    Uma boa noite para ti (também ainda tenho trabalho!).

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é deepLuisa...sem dúvida!
      Tem uma noite descansada :)
      Beijo

      Eliminar