sexta-feira, 29 de abril de 2016

dona fernanda e as estações

















a dona fernanda passa cá em casa à hora do almoço. convidada para partilhar a minha refeição, torce o nariz quando vê que estou a comer pescada grelhada com salada de tomate. nem uma batatinha? pergunta, nem um ovinho? não estava a contar com ela, digo em tom de pedido de desculpa, e não me acompanha, prefere por chegar a casa e tratar-se com os ingredientes dela.

a dona fernanda anda consumida. como se já não lhe bastasse aquele, que ela não diz quem, a despertar o seu corpo com malícias e palavras bem escolhidas, vem agora o sol e o vento a amornar e os passarinhos nas azáfamas da época, enfim, vem toda a natureza, também despertar inquietações de pele. sabe, amiga, que as estações mexem tanto com o meu recato...que eu mantenho a custo, mas mantenho, e só consigo, desabafo estas coisas.

pelo que parece, dona fernanda traz as estações dentro do corpo, no outono e no inverno recolhe-se, prepara o terreno para o plantio, arranca ervas daninhas e a geada faz com que morram as pragas, e, despontando a primavera, com a terra a largar o seu perfume, as folhas a romperem os ramos das árvores, as flores a exibirem aromas e cores...ai... e depois, há-de chegar o verão a querer dar frutos e colheita e a dona fernanda a banhos gelados lá para as terras do norte, que as do algarve não lhe acalmam os palpites.

foi o tempo de eu comer dois tomates, dois filetes grelhados e uma laranja. ainda com o sumo das laranjas nos dedos, dulcissimas que até é pecado, foi-se a dona fernanda consolar-se com batatas e arrozes e um bife do vazio, de sobremesa, prometeu-se um café com bolo de bolacha. aqui, regressou a paz.
















6 comentários:

  1. A dona fernanda é dona dos seus hábitos e não os quer largar. :)

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso!
    "Adoro" a dona Fernanda :)

    Beijinhos, linda ana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito dos desabafos da dona fernanda. É pena não deixar espaço para diálogo...
      Beijinho, sábia Miss :)

      Eliminar
  3. Também me parece...é carnívora... :)

    ResponderEliminar