sexta-feira, 15 de abril de 2016

a minha mãe e a chuva
















a minha mãe tem 77 anos, e, provavelmente todas as maleitas e dores que a idade traz a um corpo que já viveu essa vida toda, mas nunca se queixa. todos os dias sai de casa, com a cabeça erguida, naquela pose altiva lá dela, que faz com que quem a olhe só veja brilho e tenha vontade de ficar por ali, perto dela para aproveitar aquela luz. há pessoas, contudo, que a enfeitam de arrogância e olham-na desconfiada. mas quando ela sai, ou nem precisa sair, quando ela está, vem com aquele sorriso de quem está feliz porque está vivo, e ela saboreia os caminhos, as paisagens, as pessoas, os contratempos, os atrasos, e o tempo que sobra, as presenças e as ausências. quando algum pensamento ou recordação maus tentam tomar conta dela, nalgum momento mais parado, como uma insónia, ela abana os ombros, e escolhe recordações boas para se entreter.
77 anos são vida suficiente para muitos momentos bons e momentos maus. e ela teve-os, muitos. andou pelas terras do ultramar, lidou com doenças da mãe, cancro do filho, desilusões e separações de outro, dificuldades de todas as formas, as vidas de todos aos ombros.
não é fácil viver perto dela.

mas lembrei-me disto a propósito da chuva. quando alguém se queixa que chove, que 'está como o tempo', que 'bom dia seria se não chovesse', ela dá-lhes uma sarabanda e diz 'menino, dê mas é graças a deus por estar vivo e poder ver a chuva!'.




















5 comentários:

  1. Ainda que esteja longe de ser essa pessoa positiva, tento contrair as "lamechiches" com frases ou pensamentos desse género. A minha mãe tem 76, mas é um pouquinho menos positiva. Quem me dera que fosse mais. :)

    Um bom resto de sexta, apesar da chuva, ana.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos como somos e temos que gostar de nós desse modo :)
      Beijo, deepLuisa.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. E tem muita razão :) com a idade e as coisas menos boas aprende-se a valorizar o simples :)

    Beijinhos ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo vizinha....
      Estás melhor?
      Beijo e bom fim de semana!!!

      Eliminar
    2. É isso mesmo vizinha....
      Estás melhor?
      Beijo e bom fim de semana!!!

      Eliminar