domingo, 26 de junho de 2016

marketing ao contrário




























a vida nem sempre me é fácil e é uma prova constante, teóricas e práticas, teóricas e práticas. quando digo para mim mesma que atingi, finalmente, um equilíbrio qualquer, vem ele lá de cima, e diz-me 'toma lá isto, quero ver agora como te aguentas'. 
sentada no chão, de pernas cruzadas, contava eu isto há uns tempos a um xamã, com as lágrimas teimosas a quererem romper pelos olhos. estou cansada, é o que é. além dos minerais todos que me faltam, eu sei, e já deixei o chocolate, voltei à carne, quanto às vísceras tem lá paciência, mas não, e reforcei os sumos. falta-me agora andar com os pés nus, na terra.

os rapazes estão os 3 na faculdade. e, tropeção a mais, tropeção a menos, estão, ou estiveram este ano, todos no primeiro ano. não é pêra doce. nem do pêra doce alentejano eu gosto, muito menos desta. ajudas, tenho as dos milagres, mas ao mesmo tempo, o que estava com melhores resultados vem dizer-me que desiste, outro, vejo agora mesmo, minutos antes de começar a escrever isto, que reprovou nos exames todos, e o outro, vai conseguindo concluir as cinco cadeiras que trazia do ano passado. 

às vezes, descaio-me a pensar que não mereço, outras vezes recordo as alturas em que as maiores dificuldades foram a minha salvação, a minha força. as pessoas aconselham de ânimo leve que os mande trabalhar, que os mande viver com o pai, que se façam à vida. normalmente são pessoas que têm apoio de marido ou mulher, não são pessoas sozinhas que esperaram ano após ano para ver os filhos, com um curso que lhes agradasse, que lutou para que isso acontecesse, perante o dedo apontado de tantos, de olhos críticos de quem não tem coragem de mudar de vida, e que esperam, salivando, para que a minha não resulte. 

hoje, estava a ler o post da Miss e de repente noto que me esqueço de pensar em coisas boas, e parece-me que me estou a transformar numa pessoa que não sou.  até o meu corpo se queixa.

nem sei porque escrevo isto. há tantos problemas maiores no mundo, tantas vidas tão difíceis... vais gostar menos de mim assim. há quem lhe chame marketing ao contrário, mas eu sou toda ao contrário, mesmo :)

falta-me o mar, aqui tão perto.

















8 comentários:

  1. Não deve ser nada fácil. E não vale a pena comparar com as tristezas dos outros, esta é a sua preocupação e é inteiramente legítima, tem o seu direito próprio de existir e de ser dita. Nestas alturas os conselhos são quase todos inúteis porque não conhecemos as pessoas em si, as crianças grandes de que fala. Por isso aí vai um que talvez pareça vulgar: compreensão é bom mas estabelecer limites também, pedir-lhes que o façam.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  2. eu sei, CC, eu sei...
    Obrigada, muito.

    ResponderEliminar
  3. Estive a ver partes do filme que me comoveram e impressionaram e já tinha lido o texto da Miss.
    Ouvir mensagens assim pode ajudar-nos a ver os nossos problemas de forma diferente.
    Achei bonito ter conseguido ter os três na faculdade ao mesmo tempo, talvez o que quer desistir, mude de ideia ou talvez também se possa dar bem seguindo por outra via, é difícil saber hoje o que será melhor.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Gabi. Acredito que o que quer que aconteça acabará por levar ao caminho certo, embora por vezes o percurso não seja fácil.

    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. É por essas e por outras que nem quero pensar no futuro... senão paraliso.

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paralisar é a morte do artista :)
      Desde que haja saúde, o país não esteja em guerra, tecto e alimento...conseguimos tudo, Vanessa:)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Li este teu post hoje cedo enquanto esperava pelo carro na oficina, fiquei a pensar nele. É sempre mais fácil ajuizar a vida dos outros, agora a viver é que já é outra história. Minha mãe costuma -me dizer que temos somente aquilo que aguentamos.
    Beijinhos ana :)

    ResponderEliminar
  7. eu sei que sim, vizinha. a tua mãe tem razão :)
    deus dá o frio conforme a roupa...dizem...
    beijinhos

    (Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva Chuva chuva chuva chuva ...) :P

    ResponderEliminar