segunda-feira, 6 de junho de 2016

exames
















alea jacta est, costumava dizer-me o meu pai, a certa altura. alea jacta est, digo aos rapazes. estão em exames. 

nunca fui às escolas consultar pautas de finais de período. nunca me interessaram. interessava-me o percurso, o ano lectivo todo. era a melga de serviço das escolas quando alguma coisa me parecia não correr bem. e, com três filhos, idades próximas, a frequentarem a mesma escola em turmas diferentes, claro que estava sempre lá plantada, de tal forma que pensavam que eu era professora também. mas quando saíam as notas, não me interessava. já estava, não havia mais nada a fazer.

eu sei que o resultado é o culminar do trabalho feito. eu sei. mas que fazer...eu sou de caminhos, de percursos.

eles dizem que sou chata, sim. na insistência para que estudem, para que durmam, para que se alimentem. eu, acho que sou criadora, fêmea guardadora. não sou educadora. sou chata mas não sou educadora. permito tudo desde que não prejudique a harmonia comum. não sou de proibições nem de castigos. depois de o mal estar feito, está feito, só falta aprender com isso e olhar e caminhar em frente.
sou seca.

por isso, agora eles estão em exames e contam que correu mal, ou menos bem, e eu respondo-lhes 'alea jacta est', pensa no próximo, esse já passou. 

sobre o que já vai no terceiro curso e reprovou um ano, se me perguntam, digo que está no quarto ano da faculdade. cambada de alcoviteiros, e ainda lhes digo uns palavrões interiores.

a outro, falo-lhe com os olhos. aliás comunicamos-nos com os olhos, com electricidade, até dá choque, e ele vai-me dizendo que vai reprovar a duas na primeira fase mas que no recurso passa a tudo, e eu sem acreditar em nada, mas sem lhe dizer que não acredito em nada, e quando verificar que tenho razão, continuo a dizer que o que está feito não tem remédio e que é hora de olhar para a frente e eles a pensarem que é tudo fácil para mim quando é tudo tão dificil que nem virgulas ponho, aqui.

ao que não estuda, espero que saiba copiar, que não seja apanhado. digo-lhe que tenha cuidado e que pelo menos faça os copianços de véspera porque isto de fazer antes de sair de casa para o exame põe-me os nervos em franja e pode faltar a tinta nos tinteiros. sei que ele não vai ser de outra maneira, que passa mais de metade do tempo de exame a encontrar posição para que o professor não o veja. e não tem visto. e safa-se. é um bom ser humano e muito bom na sua arte. indomável. tão igual a mim mas com menos medo.

enfim...isto tudo é só para desabafar que gostava de ter sido boa mãe em vez de criadora de filhos. mas estão bem alimentadinhos, estão. e são bons seres humanos.















11 comentários:

  1. Também acreditei sempre mais, acredito ainda muito mais na interacção que estabelecemos com cada um dos filhos do que em filosofias de corpo rígido. E tenho a mesma leveza diante dos factos consumados, com a prova de que, mesmo fugindo às alíneas socialmente impostas, resulta melhor e torna os filhos mais autónomos e responsáveis.

    Basta ver o quanto se transformam (cada um) com o tempo e a sua experiência (parte dela feita de nós, orientadoras/es: já afirmei tantas vezes que a educação - a nossa, de adultos - se faz somente até determinado ponto que me canso de o dizer a amigas e conhecidas fixadas na porra do sucesso dos meninos)

    ResponderEliminar
  2. olha alexandra. eu só sou assim porque não consigo ser de outra maneira, no entanto, tenho consciência de que devia ter sido mais rígida, em devido tempo. agora parece-me que é tarde. mas nunca o saberei com certeza :)
    haja saúde e dinheiro para vinho :)

    ResponderEliminar
  3. não afirmes que deverias ter sido mais rígida, ana, jamais o saberás, poderia até ter sido o início de um, dois, três descalabros...

    foste quem pudeste ser, és quem podes ser, e isso jamais será tarde, é presente (...consciente :)

    sim, saúde e dinheiro para vinho (e para ir ver o mar, atrevo-me a acrescentar - não é à toa que estou tão distante dele e não o lamento, só vou gemendo & tal :) foi por elas que assim aconteceu, de forma muito consciente... :)

    ResponderEliminar
  4. (lembras bem, vou ver o mar :))
    beijo e tem mão nessa hospedaria...qualquer dia está tudo a saltar de quarto em quarto ...

    ResponderEliminar
  5. meus amores, do as you please :)

    se me apetecer, também te acordo às 2 da matina para te falar da Jean Rhys ou para te contar de um convite novo :)

    ResponderEliminar
  6. acordar-me às duas da manhã deve ser a coisa mais dificil de acontecer. nem com um terramoto....
    hei-lo: modos.de.olhar@gmail.com

    mas eu sou uma emailada muito ausente...

    ResponderEliminar
  7. obrigada pelo convite alexandra!
    (tenho que pagar quarto?... está a ser difícil entrar...sabes que sou uma mulher do campo...)

    ResponderEliminar
  8. E sabe...?! Não foi uma criadora de filhos, É uma boa Mãe

    ResponderEliminar
  9. obrigada Anónimo/a.
    tentarei acreditar nisso :)

    ResponderEliminar